A Faculdade de Direito da UFPA será contemplada com R$ 200 mil, dentre o pagamento total de R$ 1 milhão que o Itaú Unibanco S.A fará nos autos de um processo judicial que tramita na 8a Vara Trabalhista de Belém. O repasse foi garantido por meio de um Acordo Judicial mediado pelo procurador do trabalho Roberto Ruy Rutowitcz Netto, do Ministério Público do Trabalho da 8ª Região. A assinatura do acordo aconteceu na manhã desta quinta-feira, 31/08, na sede do MPT.

A diretora da Faculdade de Direito da UFPA, Profa Dra Valena Jacob, que assinou o acordo com uma das beneficiárias do recurso, representando a Faculdade de Direito, destacou que ajuda veio em boa hora, quando a UFPA sofreu o maior corte orçamentário entre as demais universidades federais do país, no primeiro semestre do ano, de 34%. "O recurso vai ser aplicado na melhoraria das condições de ensino e infraestrutura para os alunos, professores e demais funcionários. A prioridade é melhorar as salas de aula. Há mais de dez anos a gente não conseguia pintar uma sala, as carteiras precisam se trocadas, os quadros estão manchados. Temos problemas com aparelhos de ar condicionados, apesar da manutenção, em razão do uso continuado em três turnos de aulas," explicou.

Valena também pretende instalar uma rede informatizada interligando o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), o Núcleo de Práticas Jurídicas e as Clínicas Jurídicas com o restante da faculdade, além de realizar melhorias nas salas dos professores, com a compra de computadores e impressoras para o planejamento das aulas e armários individualizados.

Também compareceram ao ato de assinatura do TAC, o diretor do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA, Prof Dr José Benatti, e a coordenadora de ensino do curso, Profa Dra Luly Fischer.

O acordo assinado pelo representante do banco, Denilson Nomura, foi homologado em seguida pela juíza da 8ª Vara do Trabalho de Belém, Maria Edilene de Oliveira Franco.