A direção da Faculdade de Direito e do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) viabiliza mais um avanço para o Curso de Direito e o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFPA com o lançamento da Biblioteca Digital. Por meio de contrato firmado com a Editora Saraiva, alunos e professores terão acesso gratuito ao inteiro teor do acervo de mais de 1 mil livros por meio do celular e do computador. O lançamento da Biblioteca Digital será na próxima sexta-feira, 06/10, no hall do prédio do ICJ, com a presença do deputado federal Edmilson Rodrigues.

Com o advento da Biblioteca Digital não será mais necessário comprar livros. O acesso será feito por meio de login e senha de uso exclusivo e intransferível, que serão disponibilizados mediante o cadastro dos usuários por meio do Sistema de Atendimento ao Usuário da UFPA (Sagitta) e a assinatura de um termo de compromisso. O cadastramento será aberto na data do lançamento. Somente os alunos regularmente matriculados e os professores poderão fazer o cadastro e manter o acesso.

Os docentes e discentes poderão acessar a biblioteca de onde quiserem, inclusive, contarão com o suporte de mais de 30 computadores do Laboratório de Informática da própria faculdade.

A Biblioteca Digital foi viabilizada por meio de contrato no valor de R$ 20 mil, que possibilita 1.200 acessos ao acervo da Saraiva pelo período de dois anos, beneficiando inclusive alunos do interior. Entre as obras disponíveis estão temas jurídicos e preparatórios para concurso. "Conseguimos parte do recurso através da emenda parlamentar do deputado Edmilson Rodrigues para o projeto da Profa Dra Luanna Tomaz e o restante, através do projeto da Profa Dra Marlene Freitas", explica a diretora da Fad, Profa Dra Valena Jacob.

Em tempos de crise, em que o corte de gastos atingiu em cheio a educação, especialmente as instituições federais de ensino superior, a direção da FAD e do ICJ busca recursos para continuar inovando para a melhoria da qualidade de ensino.