A ação oportuniza acesso às vagas para discentes de outros cursos da UFPA.

No próximo período letivo as seguintes disciplinas optativas já estarão disponíveis para os discentes do curso de direito e aos demais cursos que aderiram à flexibilização. Com os temas: Reforma Trabalhista; Análise Crítica em Tópicos Avançados de Direito Material e Processual, Teoria Geral do Processo Eletrônico na Justiça do Trabalho – PJE, Mecanismos Alternativos de Acesso à Justiça, Direito Tributário II e Oratória Forense. Os interessados em cursá-las deverão solicitar matrícula pelo SIGAA no período de 25 a 31 de julho de 2019.

As disciplinas são provenientes do novo projeto pedagógico curricular (PPC) da Faculdade de Direito da UFPA (FAD), aprovado e implementado no ano de 2018, resultante dos debates e das propostas da comunidade acadêmica, nas várias instâncias de representação resultado do novo percurso curricular. Com a mudança foram criadas novas disciplinas obrigatórias e optativas aprovadas pelo Conselho da Faculdade de Direito (CONFAD) para serem cursadas no próximo período letivo de 2019.4.

A reunião de março/2019 do CONFAD deliberou pela oferta dessas disciplinas como atividades curriculares flexibilizadas para os discentes de outros cursos que já fizeram a adesão à Resolução nº 5.107/2018 do CONSEPE (Conselho de Pesquisa e Extensão da UFPA), que dispõe sobre as diretrizes para a flexibilização curricular dos cursos de graduação da universidade.

Para a Profa. Dra Valena Jacob, diretora da Faculdade de Direito "é importante que os estudantes do Curso de Direito, assim como de outros cursos que aderiram à flexibilização estejam atentos às vagas disponíveis das disciplinas optativas. As turmas terão um número mínimo de oito e no máximo 47 estudantes por disciplina".

Para os discentes do curso de Direito, a disciplina optativa constará como um diferencial no histórico escolar do mesmo e ainda contará como horas de atividade complementar (carga horária total da disciplina), nos termos da Resolução nº 01 de 31 de março de 2015 da Faculdade de Direito.

Os estudantes do curso de direito interessados em cursá-las deverão solicitar matrícula pelo SIGGA no período de 25 a 31 de julho de 2019. Espera-se o esforço de todos para possibilitar um amplo leque de ofertas aos estudantes e propiciar práticas pedagógicas diferenciadas.