Calouros de Direito são recepcionados na UFPA

Os calouros de 2017 do Curso de Direito da UFPA foram recepcionados na manhã desta segunda-feira, 17/04, no auditório Vicente Miranda, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), pelo diretor do ICJ, Prof Dr José Benatti; pela diretora da Faculdade de Direito, Prof Dra Valena Jacob; pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA), Alberto Campos; e pelo dirigente do Centro Acadêmico Edson Luís (Cadel), Estevão Fragallo. Os alunos participam de uma programação do Cadel.

Este ano, cerca de 215 novos alunos iniciam os estudos em Direito na UFPA. O curso obteve nota máxima, 5, na última avaliação do MEC. Este ano, a Faculdade de Direito da UFPA completa 115 anos sendo reconhecida como o melhor curso dessa profissão do Pará e da Região Norte e um dos melhores do Brasil, pois é uma das instituições que mais aprova no Exame de Ordem da OAB.

O professor Benatti apresentou o ICJ, falou das competências do instituto, da estrutura do curso e da biblioteca recém climatizada. Além disso, um novo convênio celebrado com Saraiva vai possibilitar aos alunos o acesso aos livros digitais da editora por meio de login e senha personalizados.

A professora Valena explicou sobre a Faculdade, as possibilidades de estágio no Núcleo de Práticas Jurídicas em parceria com a Defensoria Pública e também nas Clínicas de Direitos Humanos da Amazônia e de Atendimento a Vítimas de Violência, sem falar nas chances de participação em projetos de pesquisa e extensão, inclusive, como bolsistas, além da iniciação científica em instituições no exterior.

Ela ressaltou que a maioria docentes, 43, é de doutores e que mais seis professores estão atingindo esse nível de graduação, enquanto outros três doutores estão sendo admitidos pelo Curso de Direito da UFPA.

O presidente da OAB-PA também deu as boas vindas aos estudantes. Ele comentou sobre as dificuldades que os futuros profissionais enfrentarão no início da carreira em razão do grande número de bacharéis em Direito que ingressam anualmente na profissão, mas enalteceu a Advocacia e pediu que os calouros a desempenhem com paixão. "Esse é o segredo para alcançar o sucesso."

Enquanto Fragallo destacou que o Cadel e os alunos estão sempre se empenhando para que o curso de Direito da UFPA seja reconhecido e valorizado.

Aulas - As aulas iniciam no próximo dia 26 de abril. Do turno da manhã, ocorrerão das 7h30 às 12h50; da tarde, das 13h às 18h20; e da noite, das 18h30 às 21h50, sendo que o último turno terá também aulas regulares aos sábados, das 7h30 às 12h50.

Programação - Ao final da manhã, os calouros participaram de atividade do Cadel no Bosque da UFPA, onde plantaram árvores. Para esta tarde, estão previstas exposições sobre a organização administrativa da UFPA e o Cadel e mesas sobre a "História da Faculdade de Direito" e "Direito Penal Pasteirizado".