FAD e ICJ inauguram as novas salas de aulas do Bloco J

A direção da Faculdade de Direito (FAD) e do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA inauguraram as salas de aula do Bloco J, que passaram por uma profunda reforma e aparelhamento, este ano. Durante a cerimônia de inauguração, nesta sexta-feira, 23, o procurador do Ministério Público do Trabalho da 8a Região (MPT-8), Roberto Ruy Rutowitcz Netto, elogiou a capacidade gestora da FAD e do ICJ em buscar alternativas à atual crise econômica e política instalada no país e que afeta diretamente a educação pública em todos os níveis de ensino, por meio de parcerias frutíferas, como a firmada junto ao MPT-8, que viabilizou o aporte de R$ 200 mil para melhorias de vários ambientes do Curso de Direito, incluindo as salas de aula.
A solenidade contou com a presença do vice-reitor Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva; do Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Edmar da Costa; de Julieta Jatahy representando o Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) da UFPA; do vice-coordenador do ICJ, Prof. Dr. Antônio Maués; da diretora da FAD, Profa. Dra. Valena Jacob, e da vice-diretora e Profa. Dra. Luanna Tomaz, além da comunidade acadêmica.

As 10 salas de aula do Bloco J receberam pintura, reforma elétrica, revitalização de portas e janelas com colocação de película e manutenção das centrais de ar condicionado. Ainda, todas as carteiras, mesas e cadeira de professor foram substituídas por novas e cada sala recebeu um aparelho novo de data-show com tela de projeção, uma central nova de ar condicionado, lousa de vidro, mural e rampa de acesso a cadeirantes.

Egresso da Faculdade de Direito da UFPA, o procurador Roberto Rutowitcz Netto ficou emocionado durante a inauguração. O recurso empregado na reforma foi obtido por meio de uma multa recolhida em acordo trabalhista. Rutowitcz ressaltou que o dinheiro foi bem empregado pela gestão da FAD e do ICJ. Ele lamentou o sucateamento da maioria das escolas e universidades públicas enfrente a má vontade política. "A educação é a única saída para qualquer crise", disse. Diante do público presente, ele declarou que a realidade atual exige dos administradores o esforço redobrado para fazer uma gestão pública de qualidade.

A professora Valena Jacob agradeceu ao procurador Dr. Roberto Ruy Rutowitcz Netto. Ela lembrou que a UFPA foi muito prejudicada com o corte de gastos do governo que atingiu as universidades públicas federais. E também agradeceu a sensibilidade do MPT-8 em atender à iniciativa de parceria da FAD. Valena falou dos custos da reforma e relembrou que a última reforma havia sido realizada na gestão do Prof. Dr. Milton Nobre, há quase 20 anos. "É uma verdadeira vitória a doação para reforma das salas de aulas, que só tem a contribuir para toda a comunidade acadêmica. O próximo passo é iniciar imediatamente uma campanha pela preservação do patrimônio público".