UFPA forma 3ª turma de Direito em Parauapebas

• Acessos: 1914
A Faculdade de Direito da UFPA formou a 3a turma em 15 anos do convênio celebrado entre a universidade e a Prefeitura de Parauapebas, no Sudeste Paraense. A colação de grau teve 31 formandos. A solenidade aconteceu na noite da última quarta-feira, 16, na Câmara Municipal de Parauapebas, na presença de autoridades e da imprensa. O nome da turma homenageou o aluno concluinte Elcklym Teixeira dos Santos, que é cadeirante e enfrentou grandes dificuldades para estudar.

Elcklym estava entre os formandos e compareceu à cerimônia acompanhado da mãe e de um casal de irmãos, que também é cadeirante. Durante parte do curso, ele residiu em Canaã dos Carajás, distante cerca de 1 hora de carro de Parauapebas. O exemplo da dedicação de Elcklym no Curso de Direito sensibilizou os colegas, que decidiram homenageá-lo com o nome da turma.

"Foi uma cerimônia muito bonita em que entregamos para a sociedade de Parauapebas 31 novos bacharéis em Direito e esperamos entregar mais 12 até junho de 2019. É uma turma de excelentes profissionais, quase a totalidade já passou na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo que alguns já passaram em concursos públicos e estão empregados também no setor privado. Isso mostra que o mercado de Parauapebas estava precisando desses profissionais de qualidade", destacou a coordenadora do curso em Parauapebas, Profa Dra Luanna Tomaz, que também foi a patrona da turma.

O vice-diretor do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), da UFPA, Prof Dr Antônio Maués, também participou da cerimônia, assim como o advogado Rubens Moraes Júnior, que foi o paraninfo da turma. Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Luiz Castilho; o presidente da Subseção da OAB-PA em Parauapebas, Deivid Benasor da Silva Barbosa; e o secretário municipal de Educação, Raimundo Oliveira Neto. O prefeito Darci Lermen e o Ministério Público do Estado do Pará também enviaram representantes.

Curso - O vestibular para a 3a turma de Direito da UFPA em Parauapebas foi realizado em 2013 e teve mais de 3 mil candidatos inscritos para o preenchimento de 50 vagas. Durante o curso, sete alunos desistiram. Para iniciar a próxima turma, a Faculdade de Direito aguarda a celebração de novo convênio com a prefeitura. "Os concluintes das turmas anteriores também já foram bem absorvidos no mercado de trabalho. A pressão é grande para ter curso de Direito na região", acrescenta Luanna.