4º Curso Interdisciplinar, Interinstitucional, Internacional "MUNDOS AMAZÔNICOS: Biodiversidade, Desenvolvimento e Direitos Humanos"

[EDITAL]

PERÍODO DE INSCRIÇÃO ON-LINE NO SITE WWW.MUNDOSAMAZONICOS.UFPA.BR
13 de março até dia 18 de abril

QUEM PODE SE INSCREVER
-  Alunos de Pós-graduação da UFPA (15 vagas):
e
- Alunos de Pós-graduação Externos à UFPA e Servidores da UFPA (15 vagas): Servidores Públicos, Alunos de pós-graduação externo à UFPA, Técnicos da UFPA, Alunos Matriculados em Curso de Pós-Graduação ou portadores de Diploma de Nível Superior, em qualquer área do conhecimento, vinculados a Órgãos Públicos Federais, Estaduais ou Municipais, Empresas Privadas e/ou Organizações Não-Governamentais.

EMENTA
O espaço amazônico compartilhado por oito soberanias. O Mundo Andino Amazônico. Amazônia no contexto das relações nacionais e internacionais. Realidades Amazônicas no Século XXI. Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Populações Humanas e Meio-Ambiente. As Perspectivas Amazônicas no Século XXI.

OBJETIVOS DO CURSO
- Apoiar o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação da UFPA, em sua missão de formar profissionais que compreendam a realidade amazônica e trabalhem para transformá-la, em uma perspectiva teórica, política e social;
- Habilitar Recursos Humanos, vinculados aos setores públicos e/ou privados, capazes de compreender e atuar como agentes do desenvolvimento sustentável da Região Amazônica;
- Promover e ampliar o conhecimento das realidades políticas, econômicas, ambientais e socioculturais dos Mundos Amazônicos de Brasil, Bolívia, Equador, Colômbia, Peru, Guiana, Suriname e Venezuela, como plataforma essencial para um desenvolvimento regional sustentado;
- Apoiar, ampliar e fortalecer as relações interinstitucionais, interdisciplinares e internacionais de cooperação, no âmbito da Universidade Federal do Pará, assim como entre a UFPA e outras entidades assemelhadas, no contexto local e Pan-amazônico;
- Promover e Incentivar a realização de projetos conjuntos de pesquisa, ensino e extensão, de caráter regional amazônico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I – A Região Amazônica. Modelos Imitativos de Ocupação e Modernização
Módulo II – Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Experiências Nacionais de Desenvolvimento Amazônico
Módulo III - Cooperação Internacional, Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul
Módulo IV - Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Mercado e Superação da Pobreza
Módulo V - O Século XXI e as perspectivas amazônicas no contexto global e latino-americano.

CARGA HORÁRIA
60 horas e 4 créditos para pós-graduação stricto sensu

NÚMERO DE VAGAS
30 (trinta) por turma.
Sendo: 15 (quinze) para Alunos de Pós-Graduação da UFPA; 15 (quinze) para Alunos Externos à UFPA e Servidores da UFPA; (Essa divisão quantitativa das vagas poderá ser alterada em função da demanda).

PERÍODO DO CURSO
14/05/2019 a 05/07/2019
(confira calendário completo no edital)

LOCAL DO CURSO
UFPA, R. Augusto Corrêa, 1 - Guamá, Belém - PA.

HORÁRIO DO CURSO

PERÍODO DE INSCRIÇÃO ON-LINE