FAD , ICJ, ICSA e Cadel falam com o Reitor sobre a prevenção de acidentes com serpentes na UFPA

O reitor da UFPA, Prof Dr Emmanuel Tourinho, prometeu atender os pedidos de buscas por serpentes, além de roçagem, melhoria da iluminação e de serviço tapa-buraco no estacionamento dos pavilhões do ICJ e ICSA - área do campus profissional em que houve ocorrência desse animal silvestre. O reitor recebeu em audiência os diretores da Faculdade de Direito (FAD), Profa Dra Valena Jacob; do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Prof Dr José Benatti; e do Instituto Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Armando Lírio; e a Coordenadora de Ensino do curso de Direito, Profa Dra Eliana Franco, na manhã desta terça-feira, 30/04.

A audiência foi solicitada por Valena Jacob. Pois uma aluna do curso de Direito foi picada por uma cobra, no último dia 23. A estudante foi submetida a procedimento cirúrgico e encontra-se internada em hospital da rede particular da cidade. A equipe de infectologista do Barros Barreto está acompanhando o tratamento da discente, conforme afirmou o reitor na reunião, esclarecendo que um leito no referido hospital foi disponibilizado para o tratamento da aluna, mas a família preferiu mantê-la internada no hospital conveniado ao plano de saúde dela.

"Além das providências imediatas de roçagem, iluminação e asfalto, pedimos orientações sobre primeiros-socorros em caso de picada por cobra", conta Valena.

O reitor disse que a prefeitura do campus será acionada para realizar buscas a esses animais silvestres ao longo de três semanas e que o serviço contará com a ajuda da professora do Laboratório de Herpetofauna Maria Cristina Costa. Além disso, Tourinho deu prazo de uma semana para a prefeitura cumprir as demais medidas solicitadas.

A reunião contou também com a presença do prefeito do campus, Eliomar do Carmo, e com os diretores do Centro Acadêmico de Direito Edson Luís (Cadel), Ana e Guilherme, que na ocasião entregaram um abaixo-assinado dos discentes do curso.

Diante das providências anunciadas, as atividades acadêmicas serão mantidas normalmente.