ICJ/UFPA

Prefeito garante soro antiofídico na UPA da Terra Firme

A garantia de disponibilização de soro antiofídico e de profissionais de saúde capacitados para atender vítimas de serpentes venenosas na Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) da Terra Firme foi dada pelo prefeito Zenaldo Coutinho e pelo secretário municipal de saúde, Sérgio Figueiredo, durante reunião com o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, prof Dr Edmar Costa, e os diretores do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da universidade, prof Dr José Benatti, e da Faculdade de Direito, profa Dra Valena Jacob.

No dia 22 de abril deste ano, uma aluna do curso de Direito foi picada por uma jararaca dentro da universidade. Ela foi levada inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme, que fica a cerca de 100 metros do local em que foi ferida. Porém, apesar de ser uma unidade de média complexidade para o atendimento de casos de urgência, não havia soro antiofídico disponível e a paciente foi levada para o Pronto Socorro Municipal da Tv 14 de Março, onde conseguiu o primeiro atendimento.

A audiência do prefeito e secretário com os dirigentes da UFPA ocorreu na sede da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), na tarde da última quarta-feira, 15, atendendo à solicitação da diretora da FAD, por meio da UFPA.

O secretário de saúde admitiu que a equipe da UPA da Terra Firme não estava capacitada para atender vítimas de picadas de serpente, mas assegurou que a situação está sendo resolvida com a conclusão, ainda esta semana, da capacitação da última das equipes que farão atendimento especializado nessa e em outras unidades, contou Edmar Costa.

"O secretário disse que a partir da semana que vem, a unidade estará funcionando com equipes capacitadas e soro antiofídico disponíveis", reproduziu o pró-reitor.

"Pedimos que fosse priorizado o atendimento e o soro na UPA da Terra Firme, que é a mais próxima do campus do Guamá. Ela foi construída atrás do ICJ, em um terreno desapropriado do estacionamento do instituto", completou Valena.

"O prefeito disse que, em razão da baixa quantidade de soro antiofídico, eles concentraram no PSM da 14. Diante do nosso pedido, autorizaram para o soro ser disponibilizado também na UPA da Terra Firme. Há situações de serpentes sendo vistas não apenas no campus, mas nos bairros da Terra Firme e do Guamá, devido às fortes chuvas que causam alagamentos", contou a diretora.