Universidade Federal do Pará

Boa madrugada! Domingo, 23 de Novembro de 2014 |

Visitantes Online

.: 4 visitantes online :.

Prática Jurídica Simulada ao real e Estágio Supervisionado

Prática Jurídica Simulada  e Real

O estágio de prática jurídica supervisionado, que integra o curriculo pleno do curso, é obrigatório, exclusivamente prático e deve ser cumprido em um total de 300horas, a partir do 6º semestre letivo. Ele abrange prática jurídica simulada e prática jurídica real.
    A primeira,  num total de 120horas, consiste em trabalhos simulados que envolvam os principais operadores jurídicos em assuntos de diversas áreas do Direito, com simulação de audiências e de sustentações orais em tribunais, debates concernentes ao tribunal do juri, preparação redacional de peças processuais e manuseio de cópias de autos processuais findos. O acervo de cópias de autos findos, selecionados pelos professores supervisores para a consulta dos estagiários, encontra-se no Núcleo de Prática Jurídica.
    A Simulada compreende as seguintes disciplinas: Prática Jurídica Simulada I (Área Administrativa e Fiscal), 30 h;  Prática Jurídica Simulada II (Área Penal), 30 h; Prática Jurídica Simulada III (Área Cível e Comercial), 30 h; e Prática Jurídica Simulada IV (Área Trabalhista), 30 h.  Nessa prática os alunos estagiários devem elaborar, no mínimo, dois autos de processos simulados em cada disciplin obrigatoria.
    Na prática jurídica real,  que totaliza 150 horas, os alunos realizam visitas a juizados, tribunais, órgãos do Ministério Público, delegacias de polícia, cartórios, órgãos da administração pública direta e indireta e de administração penitenciária, incluindo o comparecimento a audiências e interrogatórios, além da prestação de serviços judiciários e de assistência jurídica e judiciária à clientela carente, e atuação como conciliador nos juizados especiais cíveis e administrativos.
A assistência jurídica e judiciária é prestada nos escritórios-modelo do NPJ, bem como nos órgãos do Poder Judiciário implantados nas dependências da UFPA, sem prejuízo de outras  realizadas em órgãos jurisdicionais e administrativos. Os alunos devem prestar no mínimo quatro horas semanais de atendimento nos escritórios-modelo do NPJ.
    Da prática real fazem parte as seguintes disciplinas: Prática Jurídica Real I, 30 h; Prática Jurídica Real II, 60 h; e Prática Jurídica Real III, 60 h.

Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências Jurídicas
Secrearia Executiva - (91) 3201-7104 - icj_secretex@ufpa.br