No segundo semestre de 2019 deve entrar em funcionamento no Campus Guamá da UFPA o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), uma unidade do Tribunal de Justiça do Estado do Pará que compete realizar audiências e sessões de mediação e conciliação, além do atendimento de orientação jurídica dos cidadãos. A instalação do Cejusc será fruto de um convênio a ser a firmado entre o TJE e a universidade.

Nesta quarta-feira, 6, o diretor do Instituto de Ciências Jurídicas, Prof Dr José Benatti, e a vice-diretora da Faculdade de Direito, Profa Dra Luanna Tomaz, que também coordena o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UFPA, receberam a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais (Nupemec) do TJE, desembargadora Dahil Paraense, no próprio NPJ, para tratar do convênio para a instalação do Cejusc no campus. Servidores do NPJ e do TJE também participaram da reunião.

"O Cejusc vai funcionar no turno da manhã. Antes da instalação serão oferecidas oficinas de capacitação aos professores e aos alunos que irão atuar nessa estrutura. O aluno vai poder optar se fica no NPJ ou no atendimento do Cejusc. É um mecanismo de diversificação da prática jurídica para que o aluno tenha outras atividades além do NPJ", explica Luanna.

"A recente reforma do NPJ já foi realizada para atender também as necessidades do futuro Cejusc, que será um novo serviço à comunidade e capacitação para os discentes", destaca Benatti.