espanhol ingles
UFPA brilha em estreia internacional Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

UFPA brilha em estreia internacional

  • Acessos: 228

UFPA BRILHA COMO REPRESENTANTE DA REGIÃO NORTE EM SUA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO INTERNACIONAL Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition.

 

 

RESULTADOS IMPRESSIONANTES

Em Brasília, durante os dias 20 e 22 de Fevereiro de 2025, os estudantes de graduação Giovana Camelo do Nascimento, Nicolas Manoel Carvalho Vieira, Maria Luiza Weyl Costa, Ananda Macedo Chedieck Martins e Hector Rafael Vilhena Marinho, representaram a Faculdade de Direito da UFPA no Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition (Jessup), a maior competição de Direito Internacional do mundo. A delegação da UFPA também incluiu as discentes Hellen Mayra Correa da Silva e Barbara Santos Sacramento. Orientados pelos professores Breno Magalhães, Mariana Matos e Rodrigo Céspedes, com o apoio da discente Isadora Carvalho Bentes; a equipe obteve um excelente resultado, ficando em sétimo lugar no ranking geral de classificação, à frente de outras universidades renomadas na área do Direito Internacional do eixo Sul-Sudeste.

 

Além disso, Maria Luiza Weyl Costa consagrou-se como a melhor oradora em uma rodada acirrada, que contou com a participação como jurada da diplomata brasileira Maitê Schmitz, chefa da Divisão do Mar, da Antártica e do Espaço, do Ministério das Relações Exteriores. “Ser oradora em um round com juízes especialistas na área da controvérsia em questão me fez crescer muito, pois após cada round, temos a oportunidade de escutar o feedback de cada um dos juízes e usar esses conselhos para evoluir na competição. São conselhos que vou levar para minha vida profissional e pessoal, é uma experiência que realmente muda vidas”, contou a discente.

 

EXPERIÊNCIA DESAFIADORA E ENRIQUECEDORA: “A JESSUP é uma experiência intensa, capaz de redefinir a visão de qualquer pessoa que se aventura nela”

Sobre a participação na competição, a líder da equipe, Giovana Camelo, comentou: “A JESSUP é viciante e me fez acreditar que tenho um futuro na área do Direito Internacional. Pretendo seguir representando a UFPA nessa área pelo restante da minha vida profissional”. Nesse sentido, a discente Ananda Chedieck acrescentou: “Os desafios foram ainda maiores pelo fato de ser uma pessoa com deficiência (Transtorno do Espectro Autista), mas tive a felicidade de contar com uma equipe e uma organização que asseguraram toda a acessibilidade necessária para a minha permanência na competição. Decidir participar da JESSUP no último ano da minha graduação (...), pode não ter sido a escolha mais sensata, mas foi, sem dúvida, uma das mais transformadoras”.

 

PERSPECTIVAS DE CONTINUAÇÃO DO PROJETO

Um dos principais desafios enfrentados pela equipe relacionou-se com o financiamento da viagem à Brasília para a participação no evento. Assim, pensando na continuidade da participação de excelência da UFPA, a equipe submeteu um projeto de extensão para o edital PIBEX/UFPA. O projeto, que conta com a orientação do Prof. Dr. Rodrigo Céspedes, está em análise na PROEX e os resultados devem ser divulgados em breve.

registrado em:
Fim do conteúdo da página