espanhol ingles
RECONTANDO HISTÓRIAS: SEMÍRAMIS FERREIRA: PRIMEIRA JUÍZA DE 2ª INSTÂNCIA DO BRASIL Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

RECONTANDO HISTÓRIAS: SEMÍRAMIS FERREIRA: PRIMEIRA JUÍZA DE 2ª INSTÂNCIA DO BRASIL

  • Acessos: 64

Neste mês de maio, quando celebramos o mês do trabalho, lembramos a trajetória inspiradora de Semíramis Arnaud Ferreira, a mulher que quebrou barreiras ao se tornar a primeira juíza de 2ª Instância no Brasil. Sua história não é apenas sobre conquistas pessoais, mas sobre a abertura de caminhos para todas as mulheres no Poder Judiciário.


Semíramis formou-se em Direito pela tradicional Faculdade de Direito do Pará em 1947, em uma época em que as mulheres eram raridade nos bancos acadêmicos de direito. Doze anos depois, em 1959, dava seus primeiros passos na Justiça do Trabalho como suplente de Juiz Presidente na 2ª Junta de Conciliação e Julgamento de Belém, iniciando uma jornada que mudaria para sempre a história da magistratura brasileira.

No dia 15 de março de 1976 entraria para a história ao ser promovida a Juíza Togada do TRT-8, tornando-se assim a primeira mulher a compor efetivamente um órgão de segunda instância no país. Ainda assumiu a Vice-Presidência do TRT-8, e em 1980 assumia a Presidência do Tribunal, tornando-se a primeira mulher a comandar um Tribunal do Trabalho em todo o Brasil. Seu talento e competência eram tamanhos que, mesmo após anos de serviço, entre 1991 e 1992 foi convocada para integrar o Tribunal Superior do Trabalho, honraria raríssima para magistrados da região Norte.

Ao se aposentar em 1993, Semíramis deixava um legado que transcende sua brilhante carreira. Hoje, seu nome é perpetuado na Medalha Semíramis Arnaud, concedida pelo TRT-8 àqueles que se destacam na defesa da Justiça do Trabalho.

Neste mês do trabalho, reverenciamos a trajetória dessa importante juíza trabalhista, egressa de nossa universidade e que fez história, abrindo portas para que muitas outras pudessem fazer história também.

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página