FAD Cobra Apuração Administrativa e Criminal de Baleamento

A pedido da Faculdade de Direito, o Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA encaminhou o memorando ao reitor Emmanuel Tourinho solicitando a apuração administrativa do episódio em que o estudante do Curso de Direito Felipe Neves foi baleado por um segurança terceirizado da universidade, no último dia 07 de abril, no Campus Belém. Ainda, o ICJ enviou o pedido de providências à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para que seja concretizada a apuração criminal do caso.

O instituto comunicou que vários discentes do Curso de Direito da UFPA presenciaram o fato e se dispõem a prestar depoimentos sobre o ocorrido nos campos administrativo e criminal. O memorando também pede informações sobre os procedimentos que foram adotados em relação ao vigilante responsável pelo ocorrido, bem como em relação à própria empresa prestadora de serviços.

"Manifestamos a nossa preocupação com a segurança no campus, mas reiteramos a importância de garantir a proteção de estudantes e de toda a comunidade acadêmica exigindo conduta adequada de vigilantes que atuam na universidade", afirma a diretora da faculdade. O aluno, que é policial militar, estava desarmado, informaram as matérias de jornais publicadas no dia posterior ao ocorrido.