UFPA vai receber o II Encontro de Mulheres Criminalistas

• Acessos: 1911
As participantes do I Encontro de Mulheres Criminalistas, ocorrido entre os dias 29 e 31 de março deste ano, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), decidiram realizar a segunda edição do encontro na Faculdade de Direito da UFPA, em março de 2018.

O objetivo do encontro é promover uma abordagem crítica do Direito, especialmente do Direito Penal e Processual Penal, sobre o sistema de justiça criminal e segurança pública, o controle social, os direitos humanos e os estudos feministas no Direito, num esforço de descolonização do pensamento jurídico, marcado pela importação de abordagens europeias.

A professora Luanna Tomaz, vice-diretora da FAD da UFPA participou do I Encontro de Mulheres Criminalistas. O evento homenageou a professora Vera Regina Pereira de Andrade, uma das mais destacadas criminólogas do Brasil, cuja produção intelectual é marco importantíssimo e decisivo na história da ciência penal brasileira. Ela é autora de "A ilusão de segurança jurídica: do controle da violência à violência do controle penal" e "Dogmática jurídica: escorço de sua configuração e identidade, Sistema penal máximo x cidadania mínima e Pelas mãos da Criminologia: o controle penal para além da (des)ilusão", entre outros.