ICJ/UFPA

Exposição conta a história do ensino jurídico no Pará

A história do Curso de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), que é um dos mais antigos do país, datado de 1902, é o próprio marco do ensino do Direito no Pará e no Norte do País. Em 2020, a Faculdade de Direito comemora 118 anos de existência e 40 anos que teve a sede transferida do antigo casarão situado no Largo da Trindade, em Belém, - onde passou a funcionar a sede da Ordem dos Advogados do Brasil seção Pará (OAB-PA) - para integrar a relação de cursos da UFPA, no campus do Guamá, em Belém.
E para contar essa história - que culmina com sucessivos reconhecimentos de qualidade  em ensino, pesquisa e extensão - foi aberta a exposição "40 anos da Saída do Casarão: A História do Direito Paraense", no hall do Instituto de Ciências Jurídicas. A vernissage aconteceu na última segunda-feira, 9, por ocasião da aula magna que marcou o início do primeiro semestre letivo.

O curador da exposição, o historiador e advogado Victor Russo, explica que a mostra apresenta cronologicamente a história do Curso de Direito, desde a fundação da Faculdade Livre de Direito do Pará, em 1902, como foi inicialmente chamada. "A exposição passa pelos primeiros anos de funcionamento do curso, com uma galeria de quadros dos primeiros professores, cujo primeiro diretor foi Ernesto Adolpho Vasconcellos Chaves. Os quadros originários são do acervo do Museu da UFPA", detalha.

Outros fatos relevantes da história do curso, que são revelados pela exposição, são a estadualização da faculdade por decreto do interventor Magalhães Barata; e a federalização da faculdade e a criação da UFPA, no período da Ditadura Militar; os registros sobre a participação das mulheres na faculdade, incluindo a primeira formanda, Hilda Vieira, em 1910, e as diretoras; e também a instalação do curso no campus universitário em 1980.

Para a Professora Dra. Luanna Tomaz, atual diretora da Faculdade, essa exposição e o trabalho que tem sido feito de resgate da memória do curso é fundamental para compreender o próprio cenário jurídico paraense: "A Faculdade de Direito da UFPA é uma faculdade centenária, uma das mais antigas do país, e formou (e ainda forma) o corpo jurídico de nosso Estado. Falar de sua história e compreender como ainda hoje é a maior Faculdade da Região Norte é entender o poder da educação ao longo do tempo e do esforço de muitas pessoas."

A pesquisa é fruto do trabalho de pesquisa realizado ao longo de quatro anos por Victor Russo, iniciada quando ele foi aluno da Faculdade de Direito da UFPA (FAD) e que culminou com a tese de mestrado em História. A mostra teve a produção da publicitária Verena Quaresma.

A vernissage foi precedida pela palestra sobre os 40 anos de saída do casarão, proferida por Victor Russo e pela Professora Dra Marlene Freitas.

A programação contou ainda com a entrega de condecoração aos antigos diretores da Faculdade de Direito: Augusto Barreira Pereira, Joaquim lemos Gomes de Souza, João Alberto Castelo Branco Paiva, Aluísio Augusto Lopes Chaves, José Augusto Torres Potiguar, Marlene Rodrigues Medeiros Freitas, José Ney Siqueira Mendes, Raimundo Wilson Gama Raiol, Elcio Alaudio Silva de Morais, Maria da Conceição Sousa, Maria do Socorro Almeida Flores, Márcia Cristina dos Santos Rego, Francisco Rodrigues de Freitas e Valena Jacob Chaves, além da atual diretora, Luanna Tomaz de Souza.

PALESTRAS

A programação de abertura do ano letivo iniciou pela manhã com o minicurso sobre o livro "Pensando como um Negro", do Prof Dr Adilson Moreira, no auditório José Vicente Miranda Filho, do ICJ. À tarde, foi realizada a aula magna com os Profs. Drs. Adilson José Moreira (Universidade Presbiteriana Mackenzie), sob o título “Por que os seres humanos sofrem? Uma análise do impacto psicológico de violações de direitos humanos”; e Maria da Glória Bonelli (Universidade Federal de São Carlos), sob o título “Ocupações e Profissões Jurídicas na Sociedade Brasileira”.

A programação foi realizada pela FAD e pelo Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD).