Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
ICJ/UFPA

Coronavírus (COVID-19)

Prezad@s,
Após a reunião da Congregação do ICJ a fim de discutir a situação atual de contaminação pelo Coronavírus tiramos alguns encaminhamentos.
Primeiro devemos reconhecer que todos estão preocupados com a situação, que nesse momento temos que ter calma e sermos prudentes.

  • Acessos: 2322

Na situação que estamos vivendo de uma pandemia mundial, é preciso tomar medidas eficazes a fim de a doença não se propague rapidamente. Nesses casos, as decisões de isolamento social só são eficazes se tomadas pir todos, para atingir todos, e não somente de alguns setores. Setores atuando isoladamente podem facilitar a transmissão mais rápida do vírus.
Um pressuposto importante é que as decisões são tomadas avaliando a situação de cada dia, uma decisão hoje pode ser completamente diferente para o dia seguinte. Daí a necessidade da vigilância e uma ação coordenada.
O segundo pressuposto é que cabe somente às instâncias superiores da UFPA a suspensão de aulas e ajuste do calendário acadêmico. Há reuniões marcadas para essa semana e estaremos acompanhando com reunião da congregação marcada para sexta feira, quando pode avaliar o caminhar dos acontecimentos.
Em algum momento a UFPA terá que paralisar suas atividades. Até lá serão tomadas medidas para amenizar o máximo o impacto da paralização por um período de dois ou três meses, que é a média internacional do isolamento social.
Diante deste quadro, após um debate qualificado e com opiniões divergentes foi deliberado que:
1. Os discentes, docentes e técnicos administrativos que são do grupo de risco não precisam frequentar a UFPA. São do grupo de risco os asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes, diabéticos, idosos e pessoas com doenças crônicas. As pessoas gripadas também estão nesse grupo porque se for contaminado posteriormente com corona vírus e se o corpo estiver fraco ficam mais suscetíveis a doença.
2. Os do grupo de risco precisa informar ao Diretor Geral pelo e-mail: jbenatti@ufpa.br, que não irão comparecer para as suas atividades.
3. A partir de hoje fica suspensa a chamada de sala de aula a fim de não sobrecarregar no controle das informações. Partimos do princípio que a palavra dada para justificar a ausência é suficiente nesse momento de crise.
4. Os(as) professores(as), na sua autonomia didática, avaliem como o conteúdo será repassado para os faltosos.
5. As subunidades ficarão responsáveis de avaliar como poderá ficar a situação das turmas com professores afastados.
6. Amanhã de manhã na reunião do CONSAD serão apresentadas todas as preocupações do corpo docente e quais medidas estão sendo tomadas para garantir o acesso de sabão e álcool gel para lavar as mãos, além da limpeza dos locais de grande circulação de pessoas.
7) Terá uma reunião com o NPJ para analisar as ações imediatas a serem tomadas em relação ao atendimento externo.
--
Prof. Dr. José Heder Benatti
Diretor Geral ICJ

Coronavirus/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página