Faculdade de Direito autoriza defesa virtual de TCC

A pandemia pelo novo coronavírus exige adaptações na vida cotidiana. A Faculdade de Direito, empenhada em garantir a formatura dos alunos que estão dependendo apenas da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formar, autoriza excepcionalmente que seja realizado virtualmente.

A FAD exarou a Orientação Normativa nº 2/2020, que autoriza a defesa virtual apenas para o período de vigência do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6/2020, do governo federal.

"A defesa do TCC em formato virtual surge de uma demanda dos próprios discentes que já integralizaram os créditos do curso e estão apenas dependendo da defesa do TCC para colar grau. A partir de todos os documentos publicados, seja pelo MEC, seja pela UFPA, nós elaboramos a Orientação Normativa", destaca a diretora da FAD, Professora Dra Maria Stela Campos.

"Nós estamos com o calendário acadêmico suspenso pela reitoria, mas essa modalidade de atividade foi autorizada pelo MEC no Parecer nº 5/2020, do Conselho Nacional de Educação, que foi publicado no Diário Oficial da União do último dia 1º de junho", detalha.

A defesa virtual de monografia será realizada por vontade do aluno, em acordo com o professor-orientador e dependerá do depósito via sagitta. O aluno deverá assumir a responsabilidade pelo acesso à internet e o equipamento necessário para a sua apresentação e arguição pela banca examinadora. A atividade será realizada pela plataforma Google Meet, conforme o calendário a ser estabelecido pela Faculdade.