História do ICJ

Acessos: 16488

O casarão da Praça da Trindade, foi a primeira sede oficial da Faculdade Livre de Direito. Sua instalação ocorreu em 31 de Março de 1902.

A Faculdade foi reconhecida através do Decreto do Governador da República e regulamentada pelos Estatutos aprovados na Diretoria do Instituto Texeira de Freitas.

Inicialmente, a Faculdade Livre de Direito teve seu Curso mantido por verbas públicas a pedido do então Governador do Estado, Augusto Montenegro, junto ao poder Legislativo Estadual.

Em 17/09/1931, a Faculdade deixou de ser livre para ser Estadual e, dezenove anos depois, finalmente, se tornar Federal e em 1957, se juntar à outras Faculdades existente no Estado.

Essa junção marcou o ínicio da formação da Universidade Federal do Pará, por Faculdades movidas por transformações e necessidades de mudanças no Ensino Federal de Graduação, agrupando-se em áreas de interesse, surgindo dessa maneira os Centros.

Mais tarde, a nomenclatura de Centro foi substituída por Instituto - O Instituto de Ciências Jurídicas, que passou a abrigar a Faculdade de Direito, englobando o Ensino de Graduação, Pesquisa e Extensão.

Em 1994, o Curso de Direito foi interiorizado para os Campi de Santarém e Marabá.

No mesmo ano, também foram implantados os Cursos de Pós-Graduação permanentes.