Professor do ICJ/UFPA promove projeto de Educação para a Democracia em escolas da rede pública da região metropolitana de Belém e pela internet

O projeto “Educação para a Democracia: ensino das diretrizes básicas do Direito Constitucional em escolas públicas como ferramenta de promoção da cidadania” tem como objetivo atuar na rede pública de ensino incorporando temas que contribuam para a consolidação qualitativa da cultura democrática por meio da educação. A iniciativa é da Faculdade de Direito – Instituto de Ciências Jurídicas (FAD/ICJ), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com vistas a estimular a consciência cidadã acerca dos direitos e garantias inerentes ao Estado Democrático de Direito, e das instituições de participação popular.

Criado em 2018, o projeto, que estava funcionando apenas de maneira on-line devido à pandemia, volta a ocorrer presencialmente com ações a serem realizadas diretamente nas escolas da rede pública de Belém. Nas redes sociais, ele vem atuando intensivamente na capacitação para a democracia, interagido com mais de quarto centenas de alunos de instituições estaduais.

“Durante a pandemia fomos desafiados a transferir nossas ações presenciais para o formato virtual e nos tornamos presentes nas redes sociais com conteúdos de posts no Instagram, podcasts no Spotify e, agora, com vídeos no YouTube”, explica o coordenador Luiz Alberto Rocha, professor da FAD.

Educação DemocraciaO recém-lançado canal no YouTube é produto do Acordo de Cooperação Técnica assinado com as 4ª, 5ª, 6ª e 10ª Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Pará - MPPA, com o qual o projeto realizou de forma conjunta, no ano passado, o I Curso de Capacitação de Extensionistas, em formato totalmente virtual, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX e do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE, tendo alcançado mais de 300 estudantes dos cursos de Direito, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Turismo da UFPA

Os vídeos, devidamente autorizados pelos palestrantes, estão sendo publicados no canal do YouTube do Projeto Educação para a Democracia como metodologia de capacitação permanente na temática de proteção da infância e juventude. Os palestrantes são professores do Direto/UFPA, Promotoras de Justiça do MPPA e também a equipe multidisciplinar das Promotorias de Infância e Juventude.

Ampliando acesso - Segundo o coordenador, o projeto surgiu de uma necessidade identificada em sala aula, quando grande parte dos(as) estudantes que ingressavam no curso de Direito da UFPA tinham poucos conhecimentos ou dificuldades de entendimento a respeito do Direito Constitucional. “É claro que, identificando essa lacuna, na própria Faculdade, buscamos sanar estas dificuldades, mas daí surgiram questionamentos, como: E as pessoas que vão para outras faculdades? E as muitas que nem sequer entram no ensino superior, como fica o conhecimento delas sobre os direitos cidadãos?”.

O projeto volta a atuar em escolas públicas do Ensino Médio na Região Metropolitana de Belém a partir do próximo mês de maio. O público em geral que tiver interesse no assunto, muito importante principalmente em ano eleitoral, pode acompanhar o conteúdo educativo para a democracia produzido por meio do projeto nas redes sociais.

Serviço:

“Educação para a Democracia Anos 05 e 06: ensino das diretrizes básicas do Direito Constitucional”

Spotify

Canal no YouTube.

Livre para todos os públicos.

Texto: Jessica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA