RECONTANDO HISTÓRIAS: ZENO VELOSO

RECONTANDO HISTÓRIAS: ZENO VELOSO

Nesse mês, o projeto “Recontando Histórias” do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará decide homenagear um grande mestre que nos deixou em 2021: Zeno Veloso.

Nascido no dia 1 de junho de 1945, em Belém do Pará, Zeno Augusto Bastos Veloso se formou no curso de Direito da UFPA, no ano de 1969. Na UFPA, lecionou Direito Civil e Direito Constitucional. Recebeu da Universidade o título de Notório Saber.

Zeno Veloso foi uma pessoa de presença marcante no cenário local e nacional. Foi relator geral da Assembleia Constituinte do Pará, tendo participado da elaboração das Constituições estaduais do Pará e Amapá. Foi cofundador e diretor nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), além de ter sido membro fundador do Colégio Notarial do Brasil. Foi Secretário de Justiça do Estado do Pará e Deputado Estadual. Zeno Veloso está entre os doutrinadores mais citados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Seu nome será conferido ao prédio do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará.

Infelizmente, pela fatalidade do COVID-19, Zeno Veloso faleceu em 18 de março de 2021. O Recontando Histórias presta essa homenagem em memória a tudo que Zeno fez e representou para o Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará e para a sociedade brasileira como um tudo. Nunca será esquecido.