RECONTANDO HISTÓRIAS: JOSÉ CARLOS CASTRO

No projeto Recontando Histórias desse mês, o Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará homenageia o Professor José Carlos Castro. Natural da cidade de Cametá do Estado do Pará, José Carlos Dias Castro, foi uma grande referência nos anos de atuação como advogado, professor e ativista para a formação humanistas de diversas gerações de advogados paraenses.

José Castro ingressou como docente em Filosofia e História da Filosofia na Universidade Federal do Pará em 1971, por onde também se formou no curso de Direito. Também na Universidade, assumiu a Procuradoria da Instituição após o PhD em Direito e Filosofia pela Universidade Francesa de Sorbonne.

Foi o fundador da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA) na época da Ditadura Militar no Brasil, na qual teve grande relevância como defensor das vítimas da opressão. Destacou-se sempre na militância a favor dos direitos humanos e dos grupos minoritários.

O professor José Carlos Castro José dá nome à Biblioteca do Instituto de Ciências Jurídicas e recentemente ao prêmio de mérito acadêmico. O Prêmio Destaque Acadêmico “José Carlos Castro” será outorgado aos autores e autoras dos melhores trabalhos acadêmicos no Instituto de Ciências Jurídicas anualmente junto à Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, incluindo os melhores: Trabalhos de Curso de Graduação; Trabalho de Conclusão de Mestrado Profissional; Dissertação Acadêmica e Tese Acadêmica, mediante escolha de uma comissão designada pela congregação do instituto.

José Carlos Dias Castro sempre terá seu legado lembrado e prestigiado, pelos que o conheciam e pelas gerações futuras, na história do Estado do Pará.