RECONTANDO HISTÓRIAS: Primeira mulher a coordenar o PPGD/UFPA

Em comemoração à conquista da nota 5 do Programa de Pós-Graduação em Direito(PPGD/UFPA) na avaliação da CAPES, único programa em direito com essa nota na Região Norte, nesse mês, o Projeto Recontando Histórias do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA) presta uma homenagem a Zilah Maria Callado Fadul Petersen, primeira mulher a coordenar o PPGD.

Zilah Maria, nasceu no dia 07 de abril de 1942, em Soure, Marajó. Logo nos primeiros anos de vida se mudou para Belém. Concluiu sua graduação em Direito na UFPA em 1972. Começou sua carreira na UFPA, em 1973 até 1995, ano qual ocorreu o pedido de aposentadoria. Fez o Mestrado em Direito na Universidade de São Paulo -USP, transformando-o em Doutorado. Em 1989, realizou trabalho de pesquisa em nível de Pós-Doutorado junto ao Institut de Droit Comparé (Centre de Recherche de Politique Criminelle).

Durante os anos de carreira na UFPA, Zilah ministrou aulas de Introdução à Ciência do Direito e História do Direito. Na Pós-graduação, colaborou para a realização de diversos cursos de pós-graduação “lato sensu” e ajudou na instalação do Mestrado, onde ministrou disciplinas de Filosofia do Direito, Epistemologia Jurídica, Hermenêutica Jurídica, dentre outras. Foi Coordenadora em 1987 e 1993. Também foi Vice Coordenadora do Curso de Mestrado em Direito, Coordenadora do Laboratório de Pesquisas do Centro de Ciências Jurídicas; Presidente do Conselho Editorial da Revista do Centro de Ciências Jurídicas; Consultora da CAPES, dentre outras funções.

Em 1975, tomou posse, após aprovada em Concurso, como Juíza do Trabalho Substituta da Oitava Região. Em 1980, após concurso, tomou posse no cargo de Juíza-Auditora Substituta (hoje Juíza Federal Militar), promovida a Titular dois anos depois. Após sua aposentadoria na UFPA, foi transferida para Brasília, onde exerceu diversas funções inclusive de Diretora da Escola Nacional da Magistratura -ENM, no setor do Direito Militar.

A professora Zilah afirma que sempre demonstrou muito orgulho na formação jurídica obtida e constantemente estimulada pela Universidade Federal do Pará. Agradecemos sua contribuição para a graduação e para a pós-graduação!

O Mestrado em Direito foi reconhecido em 1984 pela CAPES. Até hoje, além da professora Zilah, tivemos somente mais uma coordenadora do PPGD-UFPA, a Professora Cristina Terezo. Que tenhamos cada vez mais mulheres ocupando espaços na pós-graduação!