ICJ

Nota de Esclarecimento (episódio ocorrido no Pavilhão K do Setor Profissional)

O Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) e a Faculdade de Direito vêm a público manifestar-se sobre o episódio ocorrido no Pavilhão K do Setor Profissional, em que placas de formaturas com fotos de ex-discentes de Direito da UFPA foram rabiscadas e escrito “fora branco”. O fato gerou repercussão nas redes sociais, extrapolando os danos com manifestações racistas. Esclarecemos que o espaço do bloco K é de responsabilidade do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Não temos provas da autoria dos fatos praticados. Nesta manhã já foi solicitada a limpeza dos quadros e, devido à solicitação do ICSA, feita na semana passada, as referidas placas serão retiradas do bloco e colocadas no ICJ.

Condenamos danos ao patrimônio e não admitimos manifestações racistas sob hipótese alguma. Como espaço acadêmico, será promovido amplo com os corpos docente, discente e técnicos a partir desta quarta-feira (24), quando o ICJ receberá a Anistia Internacional para o lançamento da campanha “Jovem Negro Vive”, às 16 horas, no auditório Hailton Correa. O Centro Acadêmico de Direito Edson Luís (CADEL) também promoverá no dia 30 de maio, às 16 horas o Cine debate “Discriminação racial” no mesmo auditório.

Os discentes que se sentirem lesados de alguma forma podem procurar orientação jurídica na Clínica de Atenção à Violência, que funciona no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

José Heder Benatti
Diretor Geral ICJ