Missão Coimbra: Discentes e Docentes do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA viajam em Intercâmbio Acadêmico para Portugal Participarão do Seminário Internacional “Direitos Humanos, Acesso ao Direito e à Justiça e Políticas Públicas” e farão visitas acadêmicas.

Para acompanhar de perto os 7 dias de intercâmbio acadêmico e viagem de estudos dos Discentes da Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA), ambos da Universidade Federal do Pará, docentes embarcam juntos no próximo sábado (28) de outubro com destino à cidade de Coimbra, em Portugal. A ação faz parte do Acordo de Cooperação entre a Universidade Coimbra e a Universidade Federal do Pará.

A profa. Drª Andreza Smith, coordenadora do PPGDDA (UFPA) deixará suas funções para coordenar, juntamente com o Prof. Dr. João Pedroso, coordenador do Doutoramento em Sociologia do Estado, Direito e Justiça (Universidade de Coimbra) o evento que também conta com docentes de ambas as Universidades na Missão de Intercâmbio e Seminário Internacional. Da UFPA palestram os professores doutores Breno Baía, novo coordenador do PPGD, Eliana Franco, vice-coordenadora da Faculdade de Direito, Luma Scaff, Denis e Loiane Verbicaro e Assis Oliveira. Da Universidade de Coimbra, palestram os professores doutores Maria João Guia, António Casimiro Ferreira, Hermes Costa, José Reis, Pedro Gois, Madalena Duarte, Rosa Monteiro e Wanda Capeller.

Entre as atividades, os discentes apresentarão trabalhos que abordam a realidade dos Brasil-Amazônia em grupos nos Eixos: Políticas Públicas, Direitos Humanos, Acesso ao Direito e à Justiça. Será realizada, também, visita guiada à Universidade de Coimbra, que tem origem no ano de 1290 e guarda parte da história da humanidade.

A Missão Coimbra embarca com 25 discentes que viajam com recursos próprios para conhecer umas das cidades universitárias ibéricas mais importantes para produção de conhecimento no mundo.