RECONTANDO HISTÓRIAS: JOSÉ VICENTE MIRANDA FILHO (in memoriam)

O "Recontando Histórias" deste mês de novembro apresenta a vida de José Vicente Miranda Filho, um ex-aluno notável de nossa centenária Faculdade de Direito da UFPA. Ele nasceu em Belém (PA) em 22 de junho de 1961 e faleceu em: 19/12/2009. José Vicente ingressou na Faculdade de Direito da UFPA em 1979. Durante seus anos de graduação, demonstrou excelência tanto em seu comportamento como em seu desempenho acadêmico, dedicando-se inclusive à monitoria. Concluiu o curso de Direito e tornou-se bacharel, obtendo seu título de advogado em 1983.

Posteriormente, passou em um concurso público e ingressou no Ministério Público do Estado do Pará em 1985, ocupando o cargo de Promotor de Justiça. Ele serviu em várias comarcas, incluindo Oriximiná (1985), Santarém (1987), Tomé-Açu (1987), Marabá (1990), Cametá (1993) e outras. Sempre foi promovido por mérito.

Em 1993, mudou-se para Belém, onde assumiu a Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais e Patrimônio Público. Lá, se destacou em áreas como meio ambiente, iluminação pública, saneamento, saúde (com atenção especial aos portadores de HIV), transporte público, obras públicas e combate à corrupção. Em 2008, ele foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça do Ministério Público Estadual devido ao seu mérito e dedicação.

Na UFPA, José Vicente tornou-se professor em 1996, após passar em um concurso público. Ele se concentrou no ensino de Direito Civil e Direito Processual Civil na Faculdade de Direito. Além disso, orientou muitos alunos em seus Trabalhos de Conclusão de Curso e participou de diversas bancas de avaliação de graduandos e seleção de monitores.

Segundo Paulo Neto, procurador do trabalho, “suas aulas eram intensas, tanto no conteúdo, quanto na dinâmica, além de recheadas de um bom humor que somente ele sabia ter”.

Ao longo de sua carreira, José Vicente Miranda Filho recebeu inúmeras premiações e honrarias em reconhecimento ao seu compromisso com a sociedade e ao seu trabalho jurídico exemplar, dentre eles foi homenageado com o nome do auditório principal do Instituto de Ciências Jurídicas.

Seu legado como uma pessoa humilde, generosa, dedicada e ética permanece vivo na memória de colegas de trabalho e alunos. Ele acreditava no poder do conhecimento como uma ferramenta de transformação e inspirava aqueles ao seu redor a perseguir seus sonhos. Seu amor pelo saber e sua carreira íntegra são parte fundamental da história do Instituto de Ciências Jurídicas, nomeando seu maior auditório.