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PROTOCOLO DE MEDIAÇÃO ENVOLVENDO POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS - MÓDULO TEÓRICO V

Acessos: 430

Módulo/Unidade: Protocolo de mediação envolvendo povos e comunidades tradicionais

Carga Horária: 20 horas Créditos:

Período:

Ementa: Conceituação de povos e comunidades tradicionais. Direitos à autonomia e participação. Protocolos de consulta e sistemas jurídicos tradicionais. Acesso à(s) justiças por povos e comunidades tradicionais. Usos interculturais dos mecanismos alternativos de resolução de conflitos. Estudo de caso do Polo Indígena de Mediação e Conciliação na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Plano de ação para elaboração de protocolo de mediação envolvendo povos e comunidades tradicionais.

Objetivo(s) Geral(is):

Compreender, com base nos conteúdos disponibilizados, as possibilidades e os limites de uso dos métodos consensuais de resolução de conflitos com povos e comunidades tradicionais.

 

Unidade

Objetivos de aprendizagem

Metodologia

Atividades

Recursos

Carga horária

Critérios avaliativos

1. Povos e comunidades tradicionais: configurações histórico-conceituais e direitos coletivos

 

Conceituar povos e comunidades tradicionais

Compreender, a partir dos estudos realizados, as relações históricas empreendidas por povos e comunidades tradicionais;

Analisar os principais direitos coletivos: autodeterminação; autonomia; participação; consulta; sistemas jurídicos.

Vídeo da aula;

Leitura do texto de apoio;

Fórum.

Exposição do conceito e dos direitos de povos e comunidades tradicionais;

Leitura da sessão 1 do texto de apoio.

 

Slides;

Vídeo.

Textos

4 horas

Compreensão do conceito de PCT;

Entendimento dos direitos coletivos.

 

2. Acesso à(s) justiça(s) por povos e comunidades tradicionais

 

Identificar e analisar os elementos que compõem o acesso à justiça no Brasil e as dificuldades e possibilidades de efetivá-lo para os povos e comunidades tradicionais.

Vídeo da aula;

Leitura de texto;

Fórum para interação com participantes.

Apresentação do acesso à justiça e sua aplicação para PCT;

Leitura da sessão 2 do texto de apoio.

 

Slides;

Texto;

Fórum.

4 horas

Entendimento conceitual, normativo e histórico do acesso à justiça;

Análise do acesso à justiça para povos e comunidades tradicionais.

3. Usos interculturais dos mecanismos alternativos de resolução de conflitos

 

 

Identificar os aspectos conceituais e normativos dos mecanismos consensuais de resolução de conflitos;

Identificar os usos interculturais da mediação e da conciliação com povos e comunidades tradicionais.

Vídeo da aula;

Leitura de texto;

 

Abordagem dos mecanismos consensuais de resolução de conflitos;

Exposição das possibilidades e limites destes métodos com povos e comunidades tradicionais;

Leitura da sessão 3 do texto de apoio.

Slides;

Texto;

 

4 horas

Identificação dos principais aspectos dos métodos consensuais de resolução de conflito;

Ter uma análise crítica sobre as formas de aplicação da mediação e da conciliação com povos e comunidades tradicionais

4. Estudo de caso do Polo Indígena de Mediação e Conciliação na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Refletir sobre o processo de implantação da iniciativa;

Identificar os prós e contras, e o caminho metodológico, da iniciativa.

Vídeo da aula;
Leitura de texto;
Fórum para interação com participantes.

Leitura da Sessão 4 do texto de apoio.

Slides;

Texto;

Fórum.

4 horas

Compreensão do contexto e o processo de implantação do Polo Indígena;

Análise crítica dos prós e contras da iniciativa.

5. Plano de ação para elaboração de protocolo de mediação envolvendo povos e comunidades tradicionais

Aprimorar o entendimento sobre as diretrizes necessárias para a utilização da mediação e/ou da conciliação com povos e comunidades tradicionais;

Elaborar plano de ação a partir de seu contexto laboral.

Vídeo da aula;

Leitura de texto.

Apresentação dos aspectos metodológicos do plano de ação.

Leitura da Sessão 5 do texto de apoio.

Slides;

Texto.

4 horas

Entendimento sobre o protocolo e o plano de ação;

 

 

 

BREVE CURRÍCULO DOS AUTORES DO MÓDULO/UNIDADE

Professor do Curso de Etnodesenvolvimento da Faculdade de Etnodiversidade e do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia, ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Direito pela UnB. Mestre e graduado em Direito pela UFPA. Desenvolve atividades de pesquisa, extensão e publicações sobre os temas: direitos dos povos e comunidades tradicionais; direitos das crianças, adolescentes e jovens; acesso à justiça; sistemas jurídicos indígenas; crianças e jovens de povos e comunidades tradicionais; políticas públicas; empreendimentos econômicos na Amazônia.

 

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