ICJ/UFPA

Celebramos os 120 anos de excelência, empenho e dedicação em ensino e pesquisa que a Faculdade de Direito construiu e constrói ao longo desses anos.

É com imensa alegria que manifestamos que a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará comemora no dia de hoje, 31 de março, 120 anos da sua instalação, a qual ocorreu no casarão da Praça da Trindade. Sendo uma das mais antigas do país, a Faculdade Livre de Direito foi reconhecida através do Decreto do Governador da República e regulamentada pelos Estatutos aprovados na Diretoria do Instituto Texeira de Freitas e foi mantida por verbas públicas a pedido do então Governador do Estado, Augusto Montenegro, junto ao poder Legislativo Estadual. Em 17/09/1931, a Faculdade deixou de ser livre para ser Estadual e, dezenove anos depois, finalmente, se tornar Federal e em 1957, se juntar à outras Faculdades existente no Estado.
Hoje, celebramos os 120 anos de excelência, empenho e dedicação em ensino e pesquisa que a Faculdade de Direito construiu e constrói ao longo desses anos. É inegável sua relevância, que se mostra presente nas mais diferentes regiões do País, com um corpo docente cuja atuação vai além das fronteiras da Universidade, atuando em prol da sociedade. Parabenizamos também todos que compõem essa instituição, os quais se dedicam incansavelmente ao esforço de tornar essa faculdade uma importante referência em várias áreas do conhecimento em nível nacional e internacional. Vida longa e próspera à FAD!