ICJ/UFPA

Recontando Histórias: Marlene Rodrigues Medeiros Freitas

RECONTANDO HISTÓRIAS

Em homenagem aos 120 anos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará, completos em 31 de março de 2022, o Projeto Recontando Histórias, do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, relembra a trajetória de Marlene Rodrigues Medeiros Freitas, a primeira mulher diretora da Faculdade de Direito.

Nascida em 06 de março de 1947, no município de Marabá, ela assumiu o cargo de professora da Faculdade em 1973. Prosseguiu com as Especializações em Teoria do Direito e em Gestão Universitária, Mestrado e Doutorado em Direito pela UFPA. Foi Coordenadora do Curso da Faculdade de Direito da UFPA pelo período de 1986 a 1989, sendo, além da primeira diretora mulher, a primeira pessoa a ser eleita para a direção da FAD.

Também se destacou na administração superior da universidade. Foi duas vezes Pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará e Vice-Reitora da UFPA (2001-2005). Assumiu o exercício da reitoria por alguns meses como uma das poucas mulheres nesse cargo. Depois da aposentadoria, voluntariou-se como professora na Faculdade de Direito, na disciplina de Processo Civil.

A professora é também advogada, tendo sido eleita por três mandatos consecutivos como Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seção do Pará e membra da primeira Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA.

Diante da celebração do centésimo vigésimo aniversário da Faculdade de Direito da UFPA, a professora acredita que existem muitas coisas a comemorar, desde a mudança do perfil do mundo acadêmico até a realização de pesquisas e atividades de extensão hoje na Faculdade. Ela ressalta: “a minha convicção é que o direito que faz parte da vida humana, do cotidiano– não apenas dos profissionais, mas da vida humana no geral e precisa mudar. Não pode apenas servir de referência teórica e cientifica, mas acima de tudo deve ser um instrumento de efetivação de direitos”.

A sala Marlene Freitas, localizada dentro da Faculdade de Direito da UFPA, recebe essa nomeação em honra a professora, cuja contribuição no desenvolvimento institucional pode ser observada ainda nos dias de hoje.