RECONTANDO HISTÓRIAS: JORGE FARIAS – EGRESSO QUERIDO DA FACULDADE DE DIREITO

Nascido em 23 de abril de 1952, em uma comunidade quilombola do município de Mocajuba, interior do Pará, Jorge Lopes de Farias, foi uma figura importante para a militância a favor dos direitos humanos no Estado do Pará.

Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Pará e também aqui realizou pós-graduação em Direito Tributário e Direito Agrário no PPGD. Como estudante, participou ativamente do movimento estudantil, no final da década de 70 início de 80.
Tem uma trajetória de muito orgulho para a Faculdade de Direito da UFPA, em especial em sua atuação na defesa dos Direitos Humanos. Foi advogado de causas de relevância, como nos assassinatos de João Canuto de Oliveira e Paulo Fonteles.
Também foi delegado da Delegacia Regional do Trabalho no Pará combatendo o trabalho escravo e Coordenador de Igualdade Racial, na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Ademais, foi candidato a deputado estadual e a prefeito em Ananindeua.
Na Ordem dos Advogados do Brasil, atuou nas Comissões de Direitos Humanos e na Comissão de Defesa da Igualdade Racial e da Etnia e Direitos Quilombola, na qual era presidente. Foi também membro da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra da OAB Nacional.
Foi dirigente da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) no Pará e membro de sua direção nacional. Foi um dos fundadores do CEDENPA - Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA.
De acordo com seu filho, Júlio Jorge Farias, também egresso da Faculdade de Direito, seu pai “foi o primeiro de sua família a ingressar em um curso superior, inspirando outras pessoas a seguirem o mesmo caminho. Em nossa memória familiar, será sempre modelo de defesa da Universidade enquanto direito universal”  Jorge Lopes Farias faleceu em 10 de agosto de 2019, deixando seu legado na luta dos trabalhadores, luta por justiça, pelos direitos humanos e pela vida, orgulhando nosso Instituto.