ICJ inaugura sala EAD do Curso de Métodos Consensuais de Gestão de Conflitos, com a presença do Procurador-Geral de Justiça - Cesar Mattar Jr, e do Procurador Chefe do MPF - Felipe Moura Palha

Na última segunda-feira (26/09/2022), o Instituto de Ciências Jurídicas inaugurou a sala EAD do Curso de Métodos Consensuais de Gestão de Conflitos no auditório Hailton Corrêa.  O curso é resultado do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta firmado nos Procedimentos 01 e 02/2003 - Promotoria de Justiça de Barcarena, promovido pelo Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará e com o Ministério Público Federal, sendo destinado a profissionais de nível superior que atuem ou desejem atuar na área do meio ambiente nos órgãos públicos federais, estaduais, municipais, ONGs e organizações sociais da região, bem como profissionais do estado do Pará engajados de forma expressiva na defesa do meio ambiente no âmbito da Amazônia Legal. A inauguração foi conduzida pela Diretora e Professora Doutora do Instituto, Valena Jacob, e contou com a participação do  Procurador-Chefe do MPF, Felipe Moura Palha, e do Procurador-Geral de Justiça - Cesar Mattar Jr.

Em sua fala o Procurador-Geral César Mattar Jr. registrou a satisfação de estar vivenciando o momento e ressaltou a importância da parceria entre as instituições e a academia, que trará novos benefícios à sociedade. “Desde o início consta em nosso plano de gestão implementar o fortalecimento da nossa política de autocomposição. Este momento que estamos vivenciando fortalece o nosso Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupeia). Parabéns a todos aqueles que seguem irmanados neste projeto. Quando as instituições e academias são fortalecidas, é a própria sociedade que sai mais forte desse processo”. (Fonte: Assessoria de Comunicação do MPPA)

A Diretora-Geral do Instituto de Ciências Jurídicas, Valena Jacob, agradeceu a parceria das instituições, pois fortalece a capacitação e atuação dos profissionais interessados no tema. “Reconhecemos a importância das parcerias da universidade com as instituições, pois é esse olhar preocupado com a extensão da Universidade, que faz com que seja possível proporcionar esses cursos às pessoas. Agradeço a sensibilidade do Ministério Público estadual e federal em procurar a Universidade e reconhecer o nosso talento”. (Fonte: Assessoria de Comunicação do MPPA)

A inauguração contou com a presença dos principais representantes da UFPA, PROEG - Profa. Dra. Loiane Prado Verbicaro, Profa. Dra. Flavia Lemos, PROEX e da Defensoria Pública da União - Dr. Denis.

Assim como, estiveram presentes também o Juiz Coordenador do Cejusc UFPA - Dr. Agenor, o Prof. Gustavo Melo - PROPESP, o Diretor Geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento funcional (CEAF) - Dr. José Sales, e a Profa. Dra. Maria Jose Espósito - PROINTER.

O Procurador-Chefe do Ministério Público Federal no Pará, Felipe Moura Palha, externou a sua alegria de estar participando do evento, pois foi aluno da UFPA, e frisou que o MPF tem um trabalho voltado a esse tema e ao fortalecimento de parcerias. “No meu mandato como procurador chefe a instituição vem tentando se aproximar cada vez mais da academia. É um trabalho que já vem de longa data, com parcerias na questão do mestrado profissional e outros eventos que estão acontecendo. Há os casos, por exemplo, de pesquisadores professores que se debruçam em ocorrências que fatalmente chegam ao MPF e resultam em ações civis, por conta de trabalho desses profissionais da UFPA”.(Fonte: Assessoria de Comunicação do MPPA)

Fotos: Alexandre Pacheco