RECONTANDO HISTÓRIAS: MARIO BRAGA HENRIQUES: O PRIMEIRO REITOR DA UFPA

Nesse mês de novembro, o Projeto “Recontando Histórias” irá homenagear o primeiro reitor da UFPA, o egresso da Faculdade de Direito e ex-professor da Faculdade, Mário Braga Henriques.

Nasceu em Belém, no dia 10 de fevereiro de 1908, e faleceu no Rio de Janeiro em 05 de setembro de 1985, aos 77 anos. Prestou vestibular aos catorze anos de idade e graduou-se com dezenove. Recebeu da então Faculdade Livre de Direito do Pará a medalha Teixeira de Freitas, prêmio especial destinado aos que se destacam excepcionalmente nos estudos jurídicos, sendo o único registro de recebimento.

Mário atuou como professor catedrático e diretor da Faculdade de Direito (1993-1957), tornando-se, posteriormente, o primeiro Reitor da Universidade Federal do Pará (1957). Foi convocado pelo Presidente da República (Juscelino Kubitschek de Oliveira) para dirigir a mais nova Universidade do Brasil, a Universidade do Pará, instituição federal, sendo seu primeiro reitor.

Importante resgatar essa história quando se comemora os mais de 60 anos da Universidade Federal do Pará e 120 anos da Faculdade de Direito.