Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

FACULDADE DE DIREITO DA UFPA COMPLETA 115 ANOS

  • Acessos: 3677
A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), fundada em 31 de março de 1902, completa hoje 115 anos com o arcabouço histórico de quem formou muitos profissionais de notoriedade jurídica nos cenários nacional e internacional, além do reconhecimento público confirmado pelo Ministério da Educação ao obter a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), este ano, colocando a Faculdade do Pará entre as mais bem avaliadas do Brasil. Isto, sem falar no selo "OAB Recomenda" concedido há cinco anos consecutivos pela maciça aprovação no Exame de Ordem da OAB. A Faculdade de Direito, que teve início no casarão da Praça da Trindade, atualmente possui 1.218 alunos e quase 70 docentes.
A comemoração do aniversário da Faculdade de Direito da UFPA acontecerá no dia dois de maio, durante a aula inaugural do semestre letivo, que será destinada a toda a comunidade acadêmica e convidados. Na ocasião, será lançada a nova logomarca da Faculdade de Direito e também será criada a Associação de Amigos da Instituição e inaugurada a nova biblioteca do Curso, que ganhou nova climatização e terá "alas" com acervos históricos de docentes e juristas renomados.
"Eu sou uma egressa do curso de Direito da UFPA e até o meu ensino médio estudei na Escola de Aplicação dos filhos de professores e servidores da UFPA (NPI). Fiz graduação, mestrado e Doutorado aqui (UFPA) e, para mim, estar à frente da Faculdade de Direito é mais do que honra, é uma forma de contribuir toda a qualidade de ensino que eu tive nessa instituição", comemora a nova diretora da Faculdade de Direito da UFPA, Professora Doutora Valena Jacob.
A Professora Doutora Marlene Freitas destaca a grande relevância da Faculdade de Direito da UFPA, que "é pioneira histórica na formação de lideranças jurídicas, empresárias e acadêmicas, que colaboraram e vem contribuindo muito para a qualidade do desenvolvimento do estado e da região". Ela lembrou que as Universidades do Ostes do Pará (Ufopa) e do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) são originárias de campi da UFPA em que os cursos de Direito estiveram presentes e permanecem entre os mais procurados pelos vestibulandos. "A UFPA agrega o corpo docente de maior qualificação, capacidade e pensadores do Direito, sendo a maioria com Doutorado, e que capacitando graduados, especialistas, mestres e doutores, inclusive, na área de Direitos Humanos nesta região tão sofrida e vulnerável, porém, cobiçada."
Já para o técnico administrativo Reinaldo de Souza, que trabalha há seis anos na Faculdade de Direito, a instituição é uma das mais organizadas e avançadas da universidade. "O ensino da FAD é muito bom. O ensino e a pesquisa está bem avançado. Os ambientes são organizados e funcionais. As novas diretoras são bem pró-ativas, presentes e legalistas."
O diretor do Centro Acadêmico de Direito Édson Luís (Cadel), Marvin Valente, destaca a "boa relação e o trabalho conjunto" com a direção da Faculdade de Direito que levaram alunos e professores a conquistar avanços. "É importante a gente ter esse diálogo com a Faculdade, que melhorou muito. Os alunos conseguiram a nota máxima na OAB e no Enade e, através do corpo de administração, conseguimos efetivar melhorias no corpo docente com aulas mais dinâmicas e a atualização do plano político e pedagógico, que foi uma grande conquista."
A diretora Valena acrescenta que os alunos têm participação ativa nas atividades de pesquisa, ensino e extensão, inclusive, em intercâmbios fora do país, por meio de vários convênios, vantagem que nenhum outro curso de Direito proporciona. Há alunos com bolsas para estudar na Alemanha, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e até na China, dentre outros. Além disso, os discentes podem cursar até três semestres em qualquer curso de Direito de universidades públicas federais do Brasil, por meio do convênio Andifes.
"A maioria dos nossos docentes possui Doutorado e os demais são estimulados a atingir o Doutorado conhecimento dentro na própria instituição, por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), do Instituto de Ciências Jurídicas e da Faculdade de Direito. "O nosso curso investe no tripé ensino, pesquisa e extensão. Estamos inovando e buscando cada vez mais a melhoria do ambiente de trabalho dos professores e demais servidores, estimulando os docentes à qualificação e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão para que os nossos alunos possam fazer a diferença na sociedade."
registrado em:
Fim do conteúdo da página