RECONTANDO HISTÓRIAS: PAULO FONTELES

Neste mês de dezembro, em homenagem ao mês dos Direitos Humanos, o Recontando Histórias destaca a vida de Paulo Fonteles, importante ativista do nosso Estado no Estado do Pará. Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará, nasceu em Belém (PA), em 11 de fevereiro de 1949, e faleceu em 11 de junho de 1987.

Paulo Fonteles ingressou na Faculdade de Direito da UFPA em 1968, destacando-se como líder nas manifestações estudantis. Foi advogado militante até sua morte. Foi membro da Diretoria da União Estadual dos Estudantes (UEE), em 1969, e advogou para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Pará e a Comissão Pastoral da Terra durante a ditadura militar.

Em 6 de outubro de 1971, enfrentou censura e prisão por defender os interesses dos estudantes e do povo brasileiro, cumprindo pena em presídios militares. Após a prisão, Paulo Fonteles, além de condenado à cadeia, foi proibido de estudar por três anos.

Participou da Organização da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH) em 1977 e, em 1980, recebeu uma proposta para concorrer à Assembleia Legislativa do Pará. Organizou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais em novos municípios e foi eleito deputado estadual em 1982 pelo PMDB.

Paulo Fonteles tornou-se símbolo na defesa da Reforma Agrária, destacando-se como ícone da luta pela terra no Pará e no Brasil. Seu exemplo hoje é seguido por novas gerações e sua trajetória marca a luta pelos direitos humanos em nosso Estado!